quinta-feira, janeiro 05, 2006

A Europa parte - como se despedir

Ao final de um mês de deliciosos almoços, cafés, reuniões familiares e outros eventos para receber e entreter meu tio, a mulher e a filha, chega a hora do adeus. A Família de Barcelona tem que voltar ao trabalho e se despedir dos parentes fluminenses.
Na hora final, depois da despedida nem quente nem fria, assim como o tempo de hoje, a criança de três anos (aquela do post anterior) acorda. Mal humorada, assim como o querido primo que vos escreve fica quando acorda, não quer falar com ninguém. Mesmo assim, os integrantes dessa cena insistem em socializar e mandar a pequena dar beijinhos, abraçar e fazer coisas fofas.
- Dá um beijinho na vovó, filha!
Ela responde de com um olhar de raiva na cara. Eu, que conheço todos rompantes de quem acorda de mau-humor, fico na minha.
- Dá um tchau pra mim, Renatinha. Sua titia!
A criança mantém a cara fechada e passa a mão nos olhos, enquanto todos continuam gritando frases de ordem como:
- Diz tchau
- Acena tchau pra vovó e pro titio.
Ou a pior de todas:
- Manda um beijinho pra mim.
Ao final de longos dez minutos de insistência por parte da família, a criança se mantém firme e entra no carro sem sucumbir aos egos dos mais velhos.
Assim que o amarrotado veículo, cheio de presentes e lembranças brasileiras, sai da calçada e entra na rua a ponto de partir, Renata percebe que eu não dera tchau pra ela. Em um momento fofo e eterno na minha lembrança, ela coloca a cabecinha pra fora da janela, olha penetrantemente pra mim e acena adeus.
Oh, menina! O gênio é tão ruim que até consegue me fazer chorar com um gesto tão pequeno. Ela conseguiu a deixa perfeita!

2 comentários:

Fábio disse...

Tá bom, a garotinha é competente. Talvez até vire jornalista.
Eu é q chorei várias vezes vendo a estréia da minissérie do JK.
Aconteceu nas duas "hoje é dia de maria", tb.
E olha q eu ñ gosto de televisão, hein.....
Acho q jornalista chora à toa pq ñ tem $, e vive intoxicado de álcool.

Anônimo disse...

até eu to com saudades! e olha que conheço a bem menos tempo!
renata certamente puxou ao primo em muitos aspectos! o mau humor principalmente!
:o)